top of page

As 10 Melhores Obras Originais Que Superam em MUITO os Remakes

  • Evandro Alves
  • 26 de set. de 2024
  • 5 min de leitura

“The Wicker Man” (1973) - “O Homem de Palha” no Brasil

Um marco no gênero do horror folclórico, o filme original "The Wicker Man" foi aclamado tanto pela crítica quanto pelo público na sua estreia em 1973. Considerado um dos melhores filmes britânicos de todos os tempos, independente do gênero, a obra se destaca pela tensão discreta, construída sem violência gráfica ou sustos abruptos. À medida que o enredo se desenrola, a sensação de desconforto aumenta, realçada por atuações marcantes e figurinos deliciosamente sinistros. O final, por sua vez, permanece assustador. Em contraste, o remake de 2006 é famoso por ser o oposto. Com Nicolas Cage entregando uma performance exagerada, trata-se de uma tentativa risível de revitalizar o clássico.


“Rollerball” (1975)

“Rollerball” (1975) - “Rollerball - Os Gladiadores do Futuro” no Brasil

Este filme de ficção científica e esportes pode não ter sido o mais aclamado pela crítica em seu lançamento nos anos setenta, mas ganhou uma certa valorização ao longo do tempo. Embora não seja perfeito, sua visão de uma sociedade distópica dominada por corporações oferece uma crítica social que se torna mais relevante com o passar dos anos. Em 2002, o diretor John McTiernan tentou fazer um remake de "Rollerball", mas o resultado foi um fracasso total. Críticos e admiradores da versão original disseram que o novo filme carecia de sutileza. Ambientar a narrativa em 2005 e focar excessivamente na ação não ajudou em nada. Foi um erro para McTiernan, que anteriormente havia alcançado grande sucesso com clássicos como "Predador", "Duro de Matar" e "A Caçada ao Outubro Vermelho".


“The Ladykillers” (1955)

“The Ladykillers” (1955) - “Matadores de Velhinha” no Brasil

A versão original deste filme de roubo é considerada uma das melhores comédias dos anos 1950. “The Ladykillers” integra uma sequência de comédias do Ealing Studios que ironizam as condições sociais na Grã-Bretanha do pós-Segunda Guerra Mundial. Acostumados com a comédia negra, os irmãos Coen foram escolhidos para dirigir um remake em 2004. Contudo, a recepção foi bastante negativa. Alterar o cenário para o Sul dos Estados Unidos não tornou o filme mais cativante. E, ao invés do humor britânico sutil, a obra dos Coen é, de maneira incomum, exagerada tanto nas atuações quanto na proposta.


“RoboCop” (1987)

“RoboCop” (1987) - “RoboCop - O Policial do Futuro” no Brasil

“RoboCop”, dirigido por Paul Verhoeven, é considerado um dos filmes mais emblemáticos dos anos oitenta. Ele quebrou barreiras entre gêneros e trouxe uma sátira afiada que poderia não ter funcionado em muitos outros filmes de ação. Além disso, os críticos ressaltaram que a obra transcendia a narrativa comum de vingança, incorporando nuances e críticas sociais. No entanto, um remake foi lançado em 2014, e falhou em capturar o humor e a vivacidade do original. “RoboCop” não seria o único clássico de Verhoeven a ter um remake sem inspiração. “Despertar de um Pesadelo”, de 1990, apresentava humor e efeitos práticos exagerados, enquanto a versão de 2012 era simplesmente sem graça.


“A Nightmare on Elm Street” (1984)

“A Nightmare on Elm Street” (1984) - “A Hora do Pesadelo” no Brasil

Esse filme de terror exagerado dos anos 80 apresentou ao público Freddy Krueger, que se tornou um assassino famoso e querido. Além de criar um personagem icônico para a história do gênero, o longa foi elogiado por seu roteiro inteligente e a cinematografia criativa. O sucesso nas bilheterias resultou em várias continuações. Em 2010, um remake de "A Hora do Pesadelo" foi lançado, mas cortou as frases sarcásticas de Freddy e outros elementos alegres da série original. Os roteiristas também incluíram um crime polêmico no passado de Freddy. A nova versão foi considerada monótona — e o último sentimento que se espera de um filme de "A Hora do Pesadelo" é sono.


“The Karate Kid” (1984)

“The Karate Kid” (1984) - “Karatê Kid - A Hora da Verdade” no Brasil

O quinto filme de maior arrecadação nos Estados Unidos em 1984, "Karatê Kid" apresenta uma história inspiradora de crescimento pessoal que cativou muitos jovens espectadores e impressionou vários críticos. Além de originar diversas sequências e uma vasta coleção de produtos, o filme é amplamente reconhecido por popularizar o karatê no país. Com tamanha longevidade de sucesso, não é de se estranhar que tenha havido um remake. A história foi adaptada para o público de 2010 e, apesar de não ter sido totalmente rejeitada por críticos e fãs, não conseguiu replicar o encanto do original.


“Carrie” (1976)

“Carrie” (1976) - “Carrie, a estranha” no Brasil

A primeira adaptação de uma obra de Stephen King para o cinema é difícil de superar. A direção talentosa de Brian De Palma encantou o público na época de seu lançamento, e hoje "Carrie" é considerada uma obra-prima do gênero terror. O filme até conquistou a atenção da Academia, recebendo duas indicações ao Oscar — um feito raro para um filme de terror. O fascínio pela história permanece forte até hoje. Em 2013, um remake de alto orçamento foi produzido, mas, infelizmente, não agradou ao público nem aos críticos. Sem a intensidade e a carga emocional do filme de 1976, o remake acabou sendo uma grande decepção.


“Planet of the Apes” (1968)

“Planet of the Apes” (1968) - “O Planeta dos Macacos” no Brasil

Combinando crítica social, efeitos práticos e um desfecho inesquecível, o “Planeta dos Macacos” original é um clássico da ficção científica. O sucesso do filme resultou em quatro continuações e duas séries de TV. A produção original foi indicada a dois Oscars e recebeu um prêmio honorário pela maquiagem. Já o remake de 2001 não teve o mesmo impacto. Apesar de estar entre os filmes de maior bilheteria daquele ano, ele não conseguiu atingir a excelência do original. Embora o remake tenha um visual mais moderno, ele deixa a desejar em todos os outros aspectos. E o final é, simplesmente, confuso.


“Oldboy” (2003)

“Oldboy” (2003)

Considerado por muitos como um clássico moderno quase impecável, este thriller sul-coreano é celebrado como um dos melhores filmes de todos os tempos, transcendente entre os filmes de língua não inglesa. A cinematografia nas cenas de ação, a complexidade do enredo e o desenvolvimento dos personagens são pontos altos da obra-prima de Park Chan-wook. Em 2013, Spike Lee tentou recriar a história em uma versão americana, mas o resultado não agradou. A versão de Lee de “Oldboy” foi criticada por ser desorganizada e rasa. Se você aprecia thrillers intricados, vale a pena investir na leitura das legendas.


Antes de apresentarmos nossa escolha principal, aqui estão algumas menções honrosas.


“Point Break” (1991)

“Point Break” (1991) - “Caçadores de Emoção” no Brasil

A Carisma e a Empolgação de Keanu Reeves e Patrick Swayze São Imbatíveis



“The Fog” (1980)

“The Fog” (1980) - “A Bruma Assassina” no Brasil

O Terror Sobrenatural de John Carpenter Intensifica uma Atmosfera de Medo e Estranheza


“The Heartbreak Kid” (1972)

“The Heartbreak Kid” (1972) - “O Rapaz Que Partia Corações” no Brasil

Risos Autênticos e Emoções Verdadeiras Fazem Desta Filme uma Querida Comédia Romântica Sombria


Voltando a lista principal, a obra original que mais supera o remake, na nossa opinião é:


“Psycho” (1960)

“Psycho” (1960) - “Psicose” no Brasil

“Psicose”, de Alfred Hitchcock, é um ícone dos gêneros thriller e terror, além de ser um clássico indispensável para estudantes de cinema. As tomadas habilidosas ao longo do filme intensificam a tensão e evitam a exibição de qualquer conteúdo desnecessário. Na época de seu lançamento, causou tanto impacto que muitos críticos o consideraram inferior em relação aos thrillers mais sutis de Hitchcock. Contudo, ao longo do tempo, passou a ser reconhecido como um marco na história do cinema. Isso não impediu Gus Van Sant de dirigir um remake que é praticamente uma cópia cena por cena em 1998. O filme foi recebido com críticas negativas, com muitos afirmando que não conseguiu capturar o choque, a suspense ou a estética do original.


Quais outros filmes originais você acha que não podem ser superados? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Komentáře


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2024 - Flicks e Frames

bottom of page